Currículo perfeito - veja como criar um e aumentar suas chances

Currículo perfeito – veja como criar um e aumentar suas chances

Anúncios

O currículo é o documento mais importante para quem está procurando um emprego. Na medida em que o currículo é, frequentemente, o primeiro contato que o empregador terá com o candidato. Ou seja, em outras palavras, o currículo é o cartão de visita do trabalhador. Sendo bastante importante causar uma boa impressão.

Neste sentido, existem algumas dicas essenciais para fazer um currículo perfeito. Tanto com relação às informações que devem ser inseridas. Bem como, com relação ao formato, linguagem e organização do currículo. Já que, dentre uma infinidade de currículos que as empresas recebem, um currículo bem organizado com certeza se destacará.

Hoje em dia, o currículo tomou ainda mais importância diante do distanciamento social em razão da pandemia. Na medida em que as entrevistas e visitas presenciais se tornaram praticamente inexistentes. Assim, muitos trabalhadores estão procurando emprego por meio de apps e sites. Dessa forma, o é essencial para se candidatar a uma vaga de emprego pelos meios digitais.

currículo
Currículo (Imagem: Google)

O mercado de trabalho na pandemia

A pandemia da Covid-19 afetou o mundo de várias formas, em vários aspectos. Assim, tanto a economia, quanto o mercado de trabalho, foram gravemente afetados pelas medidas de distanciamento social. Que fechou os serviços não-essenciais e paralisou o comércio. Causando uma drástica redução de faturamento em empresários de todos os ramos.

Anúncios

Neste sentido, o meio encontrado foi suspender contratos de trabalho, aliado a demissões em massa. Apenas no Brasil, segundo dados obtidos pela Folha de São Paulo, foram perdidos mais de 7,8 milhões de posto de trabalhos. Diante de todo o contexto, os apps e sites para procurar emprego ganharam bastante popularidade.

Isso, porque a pandemia não apenas afetou o mercado de trabalho. Mas também a forma de contratação. Já que as empresas tiveram que se adaptar para fazer suas seleções por meio digitais. Como, por exemplo, entrevistas por video, além do uso dos apps para divulgar suas vagas.

Como fazer um currículo perfeito

Fazer um currículo perfeito pode ser o diferencial que vai determinar se o candidato vai pegar a vaga disponível. Na medida em que o currículo é o cartão de visita do trabalhador. Assim, é um reflexo da organização e aptidões do funcionário. Além de ser a melhor fonte de informação que o empregador terá no primeiro momento.

Anúncios

Neste sentido, primeiramente, o trabalhador deve economizar nos dados pessoais. Devendo colocar apenas o nome completo, e-mail, contato telefônico, e perfil em redes sociais profissionais. Outro ponto bastante importante, é que além dos dados relativos à formação e experiências anteriores, o trabalhador deve definir uma área de atuação.

Dessa forma, apenas com essas duas primeiras dicas o trabalhador já vai demonstrar objetividade. Além de clareza com relação às suas aptidões na área escolhida. Juntamente a isso, a descrição da formação deve ser sucinta. Contudo, deve ser identificado o curso e a instituição onde foi feito. Devendo, ainda, obedecer à ordem do mais recente para o mais antigo.

Dicas para ir bem em uma entrevista de emprego

  • Encarar o entrevistador nos olhos
  • Cumprimentar o entrevistador de forma educada no início
  • Usar trajes adequados
  • Usar roupas limpas
  • Não exagerar no perfume

Para ir bem em uma entrevista, o candidato precisa tomar alguns cuidados básicos. Neste sentido, quem tem uma maior dificuldade de falar em público, pode treinar isso antes da entrevista. Além disso, se informar um pouco sobre a empresa pode ser uma vantagem a mais.

Linguagem e formato

Uma das coisas mais importantes na hora de fazer um currículo é o formato e a linguagem usada. Assim, é essencial que o trabalhador use a forma padrão da língua. Escrevendo de forma clara e objetiva. Além disso, o candidato deve usar ferramentas para correção do texto. Já que palavras escritas erradas podem fazer muito mal a imagem do candidato.

Com relação ao formato, ao contrário do que muitos pensam, a simplicidade é o melhor caminho. Desde que o trabalhador não esteja inserido no mercado de design ou produção artística, não é aconselhável inventar formatos muito diferentes. Correndo o risco de deixar o currículo poluído visualmente e fora do padrão esperado.

Dessa forma, o candidato deve fazer o currículo em folha de tamanho “A4”, que é o mais usado no Brasil. Deve ser dispensado o uso de imagens, inclusive da foto do próprio trabalhador. Menos nos locais que exigem a presença da foto. Neste mesmo sentido, as informações devem ser resumidas em, no máximo, duas folhas.

Outras dicas para fazer um currículo

Por fim, mas igualmente importante, é a questão das experiências profissionais anteriores. Sendo uma parte do currículo que, com toda certeza, será um ponto bastante relevantes para a empresa. Dessa forma, o trabalhador deve caprichar nesse ponto. Indicando a empresa que trabalhou e o cargo que ocupava. Bem como, o período que trabalhou na empresa.

Além disso, é muito importante que o trabalhador descreva todas as atividades que fazia nas empresas que trabalhou. De forma a demonstrar as atividades que domina. Por outo lado, além da formação e das experiências, ainda é possível colocar informações adicionais. Como, por exemplo, cursos realizados e experiências no exterior.

Hoje em dia, é bastante relevante o conhecimento de outras culturas. Bem como, a realização de cursos, especialmente na área de computação básica. Por fim, o trabalhador ainda pode inserir os idiomas que fala, especificando um nível de proficiência. Para continuar sempre atualizado sobre este assunto, continue navegando pela seção “Vagas e Emprego”.

Usar dicas para fazer um currículo perfeito pode ser um passo para um novo emprego. Desta forma, é melhor gastar tempo para fazer um bom currículo, do que gastar tempo entregando uma grande quantidade de currículos mal elaborados.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.