Motoristas de aplicativo relatam realidade da atividade no Brasil

Motoristas de aplicativo relatam realidade da atividade no Brasil

Anúncios

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a vida não anda nada fácil para os motoristas de aplicativo. Isto, porque os gastos para esses motoristas estão ficando cada vez mais altos, principalmente, pelos recentes aumentos no preço dos combustíveis. Dessa forma, apesar da quantidade de usuários do serviço, os motoristas enfrentaram uma diminuição no lucro.

Apesar disso, ainda existem diversas pessoas que buscam um trabalho como motoristas de aplicativo como forma de receber uma renda extra. Na medida em que o país e o mundo enfrentam uma crise causada pela pandemia da Covid-19, que acabou por ceifar diversos postos de trabalho.

Por outro lado, o serviço que essas plataformas oferecem trouxeram inúmeras vantagens para os usuários. Em primeiro lugar, a diminuição no valor cobrado pelas corridas. Em segundo lugar, o fato de que o ato de chamar um transporte particular se tornou bem mais fácil, sendo possível, inclusive, acompanhar o trajeto do motorista.

motoristas de aplicativo
Motoristas de aplicativo (Imagem: Google)

Situação atual dos app’s de transporte

A popularização dos smartphones, juntamente à crise econômica que se abateu pelo país foi responsável por criar uma forte demanda por novas formas de renda. Neste sentido, duas atividades tiveram um enorme crescimento, sendo elas os motoristas de aplicativo e os entregadores de delivery. Contudo, o que começou como uma ótima oportunidade, vem se tornando um problema para os motoristas de aplicativo.

Anúncios

Isto, porque os custos de usar um carro como forma de trabalho aumentaram de forma vertiginosa, enquanto as taxas cobradas pelas empresas continuaram diminuindo os lucros dos motoristas. Como, por exemplo, a gasolina, que já teve um aumentado acumulado superior a 50% apenas nesse ano.

Além disso, essa situação se torna ainda mais desesperadora no caso em que os motoristas não possuem carro próprio, tendo que alugar um para trabalhar. Dessa forma, os motoristas de aplicativo estão vendo seus custos aumentarem, porém, o valor das corridas permanecerem o mesmo. Toda essa situação, causou diversos protestos pelo país nos últimos tempo, assim como aconteceu com os taxistas quando do surgimento do serviço. 

Países que mais usam app’s de transporte

  • China
  • México
  • Rússia
  • Espanha
  • Brasil
  • Canadá
  • Reino Unido
  • Estados Unidos

Os app’s de transporte causaram uma verdadeira revolução no meio das pessoas usarem o transporte particular. Isto, porque essas plataformas tornaram bem mais prático pedir um carro, além de ter diminuído o valor das corridas.

Anúncios

Contudo, o serviço encontrou resistência por parte dos taxistas, que viram sua clientela diminuir de forma vertiginosa. Por outro lado, os app’s de transporte também criaram diversas oportunidades de emprego para quem estava procurando uma forma de renda extra.

Motoristas de aplicativo – Uber

Os app’s de transporte particular causaram uma enorme mudança no meio das pessoas se locomoverem. Tanto para as pessoas que não possuem um carro, bem como, para quem vai para festas ou outros lugares onde se consome álcool. Neste sentido, o Uber foi uma das primeiras plataformas a chegar no Brasil oferecendo este novo serviço.

Dessa forma, a empresa americana logo se tornou uma gigante do ramo de transportes, oferecendo seus serviços em mais de 60 países. Com isso, a empresa já é avaliada em mais de 80 bilhões de dólares, possuindo mais de 22 mil motoristas cadastrados em todo o mundo.

Por outro lado, o surgimento do serviço também gerou uma enorme resistência por parte dos taxistas. Contudo, na maior parte do mundo, o Uber conseguiu continuar com suas atividades, mesmo tendo alguns países que regulamentaram o serviço. Como, por exemplo, o Reino Unido, que passou a reconhecer o vínculo empregatício e direitos trabalhistas dos motoristas de aplicativo.

Motoristas de aplicativo – Outras opções

Diante do sucesso do Uber, também surgiram várias outras plataformas que oferecem o serviço de transporte particular. Dessa forma, existem algumas opções que merecem destaque, tanto por apresentarem um grande número de motoristas, como por se assemelharem à eficácia do Uber. 

Em primeiro lugar, o maior concorrente do Uber no Brasil é o 99. Que é um serviço de transporte particular que também atende um grande número de pessoas hoje em dia. Além disso, vários motoristas de aplicativo que trabalham com o Uber, também oferecem seus serviços no 99 como forma de conseguir pegar mais corridas.

Outro app bastante completo para chamar transportes particulares é o Cabify. Neste sentido, este app tem como destaque o foco na segurança, permitindo o compartilhamento da viagem por meio de um sistema de geolocalização. Além disso, assim como o Uber, o Cabify também oferece serviços de entrega, além dos serviços de transporte particular.

Considerações finais

Usar um aplicativo para transporte particular, como o Uber, é uma ótima forma de economizar uma boa quantia. Contudo, é necessário que o usuário preste atenção nos horários de chamar o carro. Na medida em que, dependendo do horário, as viagens podem custar até mais de 3 vezes o valor de um horário com demanda mais baixa.

Outro ponto que aumentou a popularidade dos aplicativos de transporte foi o aumento da fiscalização da Lei Seca. Dessa forma, estas plataformas se tornaram um serviço essencial para as pessoas que vão para festas ou bares. Para continuar sabendo das informações mais relevantes, continue navegando pela seção “Notícias”.

Apesar de ser um serviço que traz inúmeras vantagens para o usuário, os motoristas de aplicativo vem cada vez sentindo um aumento nos custos da atividade.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.

Revisado por

Rodrigo Arruda

administrator