SUS oferece prótese de silicone para alguns casos

SUS oferece prótese de silicone para alguns casos

PUBLICITÉ

Será que é possível colocar silicone pelo SUS? Muitas pessoas possuem esse questionamento. Afinal é possível ou não? Sim, é possível! Porém, existem algumas situações específicas para isso. Não são todas as pessoas que estão aptas para realizar esse tipo de procedimento.

A procura por próteses de silicone pelo SUS é muito grande. Porém, é importante saber que a cirurgia nunca será somente por motivos estéticos. Geralmente, o procedimento ocorre em situações muito específicas, que vão além de questões visuais.

As regras para colocar silicone grátis pelo SUS são bastante específicas e devem ser lidas com atenção. Não são todas as pessoas que podem ser contempladas om esse tipo de procedimento cirúrgico. O SUS oferece vários tipos de cirurgias aos cidadãos, inclusive a de colocação do silicone.

colocar silicone pelo SUS (imagem: Google)

Cirurgias plásticas pelo SUS

O Sistema Único de Saúde(SUS), é responsável por fornecer à população acesso à saúde e questões que estão relacionadas ao tema. A constituição de 1988 garante que é direito de todo cidadão o acesso à saúde. Sendo assim, o SUS é o sistema público de saúde que deverá garantir o direito da população. 

PUBLICITÉ

O Brasil é um dos países que mais realizam cirurgias plásticas por ano. Porém, devido ao alto custo desses procedimentos, o SUS, acaba não conseguindo atender ao público com eficiência. Existem duas categorias de cirurgias plásticas: estética e reparadora.

No caso do SUS, são oferecidas apenas cirurgias reparadoras, salvas algumas exceções.  Para saber a lista completa dos procedimentos realizados de forma gratuita pelo SUS é necessário acessar o portal da saúde. Atualmente, as cirurgias reparadoras mais realizadas pelo SUS são:

  • Reparação e reconstrução das mamas;
  • Deformação facial;
  • Correção da fenda palatina;
  • Cataratas;
  • Vasectomia;
  • Rinosseptoplastia;
  • Ginecomastia;
  • Laqueadura;
  • Otoplastia;
  • Entre outros procedimentos 

Quem pode colocar a Prótese de Silicone pelo SUS?

Como mencionado anteriormente, as cirurgias plásticas são bastante limitadas e não estão disponíveis para questões de cunho estético. Os critérios são voltados a questões mais reparadoras. Sendo assim, a prótese de silicone também se enquadra nesses requisitos  em duas ocasiões.

PUBLICITÉ

A primeira das possibilidades é para mulheres acometidas de câncer de mama. Nesse caso, o SUS fornece o implante de próteses mamárias para a paciente. Essa que pode ser uma doença devastadora, e que muitas vezes, causa grandes estragos e sequelas na vida das pessoas.

Em segundo caso, é possível ter acesso a esse tipo implante mulheres vítimas de violência doméstica. A lei assegura que elas podem ser contempladas com esse procedimento. Tendo em vista que é um situação que pode provocar várias consequências físicas e psicológicas.

Mastectomia

O câncer de mama acomete inúmeras pessoas no Brasil. É um problema que está presente na vida de muitas mulheres. A luta para sobreviver e vencer essa batalha é grande. Porém, infelizmente, as sequelas são grandes e costumam ser devastadoras para a auto-estima e para o corpo.

Para a tristeza de muitas, em vários casos, devido à gravidade,  é preciso realizar a mastectomia, seja ela completa ou parcial. No caso, esse procedimento é a retirada da mama devido ao câncer. Infelizmente, essa doença interrompe ou gera uma reviravolta na vida de muitas pessoas.

A mastectomia é realizada pelo SUS e está disponível de forma gratuita. O processo costuma ser bem doloroso, principalmente, para o psicológico. É possível, após a realização da mastectomia, solicitar o implante de próteses de silicones. Obviamente, é necessário passar por avaliação médica. 

Como conseguir colocar próteses de silicone pelo SUS?

Inicialmente, é necessário se enquadrar nas situações acima citadas. Após isso, a interessada deverá seguir até uma unidade de saúde e solicitar uma consulta com um médico. É necessário explicar a solicitação e após avaliação clinica, será ou não possível realizar o procedimento.

Os implantes de próteses de silicone na mama costumam mudar a vida de milhares de pessoas. Muitas pessoas acabam se abalando ao serem acometidas de câncer de mama, e por consequência, ao realizarem a mastectomia, um processo tão complexo. Mais informações sobre o implante poderão ser encontradas no Portal da Saúde.

Caso o médico solicite o procedimento, deverá ser encaminhada a guia de solicitação para que seja autorizado o procedimento. Para isso, é necessário informar dados pessoais e do SUS. Apesar de parecer fácil, o processo costuma ser bastante demorado, o que se deve saber:

  • Devido à grande quantidade de solicitações, costumam se formar filas;
  • Infelizmente, às vezes o tempo de espera costuma ser alto;
  • A cirurgia será totalmente gratuita;
  • O Objetivo que seja uma cirurgia reparadora, trazendo maior qualidade de vida para a paciente.
A propos de l'auteur

Alexandre Pereira Lourenço

Étudiant du cours de Droit à l'Université Fédérale de Rio Grande do Norte. Actuellement, il travaille comme écrivain pour le portail "Disse Me Disse", produisant des articles sur divers sujets d'actualité.

Revu par

Rodrigo Arruda

administrator