SUS oferece Cirurgia Plástica para a população

SUS oferece Cirurgia Plástica para a população

PUBLICITÉ

Realizar uma cirurgia plástica pelo SUS é um desejo de muitas pessoas, principalmente para aquelas que pensam possuir alguma imperfeição. Porém, as cirurgias plásticas podem ser de cunho estético ou de forma reparadora, como exemplo: queimaduras ou traumas e fraturas.

Saber os requisitos de como conseguir cirurgia plástica pelo SUS, economizará bastante o tempo de quem deseja realizar apenas um procedimento estético, e não uma cirurgia reparadora para gerar maior qualidade de vida ou algo do tipo. Afinal, existe uma grande diferença.

Para fazer uma cirurgia plástica pelo SUS, o cidadão precisará ter um pouco de paciência, por que existem filas enormes para essa finalidade. Para quem desejar entrar na fila, é preciso preencher pré-requisitos necessários para ser contemplado com o procedimento cirúrgico.

cirurgia plástica através do SUS
cirurgia plástica através do SUS (imagem: Google)

O que é o SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável por oferecer a todos os brasileiros, segundo a constituição de 1988, garantia ao acesso à saúde. Referencia mundial, atualmente o SUS, é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde em todo o continente. 

PUBLICITÉ

De acordo com a Constituição de 1988, a saúde é um direito básico, sendo dever do Estado oferecer a todos os seus cidadãos, sem distinção de credo, etnia, orientação sexual ou classificação econômica. A constituição assegura que todos deverão ter pleno acesso à saúde de forma gratuita.

O SUS oferece serviços de baixa e alta complexidade. Desde consultas de rotina, a transplantes e cirurgias reparadoras. Tanto a medicina preventiva, quanto a medicina curativa, com ações de urgência, emergência ou ambulatorial, além de questões epidemiológicas e afins.

Categorias de cirurgias plásticas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), existe uma divisão em duas categorias, sendo uma buscada apenas com preocupações e fins estéticos e a outra que buscando, além de melhorar esteticamente, promover melhor qualidade de vida para o paciente.

PUBLICITÉ

Em casos de cirurgias estéticas, o resultado é voltado para aparência física do indivíduo, ou seja, é estético, não busca resolver problemas maiores para os seus pacientes como traumas ou deformidades congênitas. Os procedimentos estéticos mais conhecidos e requisitados são:

  • Lipoaspiração;
  • Lifting da face;
  • Rinoplastia;
  • Mamoplastia;
  • Abdominoplastia;
  • Etc.

Já no caso das cirurgias reparadoras, elas possuem além da finalidade estética, a função de corrigir ou melhorar traumas, alguma deformidade congênita ou adquirida pelo paciente,  sejam situações de correção da fenda palatina, a enxertos de pele para vítimas de queimaduras graves.

Quais os tipos de cirurgia plástica oferecidos pelo SUS?

O Brasil é um dos países que mais realizam procedimentos dessa natureza por ano, sendo cerca de 1,2 milhões o que equivale a 12% de cirurgias plásticas em todo o mundo, ou seja, é um número bastante elevado para ser sustentado e custeado pelo SUS e a população.

Tendo em vista que o SUS é um sistema público e as cirurgias plásticas possuem um custo elevado, devido a medicamentos e toda a equipe e estrutura necessária, as cirurgias plásticas são limitadas àquelas que são reparadoras, ou seja, que promovem resultados para além da estética.

Para saber a lista completa de cirurgias reparadoras, é necessário verificar o portal da saúde, nele constam informações exclusivas para quem necessita ou deseja realizar o procedimento. Atualmente, as principais cirurgias reparadoras oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são:

  • Reconstrução das mamas, em caso de câncer;
  • Deformação facial;
  • Correção do lábio leporino;
  • Ginecomastia;
  • Cirurgia de catarata;
  • Mudança de sexo;
  • Laqueadura;
  • Vasectomia;
  • Otoplastia, correção de orelha de abano;
  • Reparo a lesões para vítimas de violência doméstica;
  • Rinosseptoplastia;

Como conseguir cirurgia plástica pelo SUS

Para se candidatar a realizar um procedimento cirúrgico reparador gratuito, é necessário possuir cadastro no SUS e solicitar uma consulta. Caso a avaliação médica seja favorável à cirurgia, o interessado precisará preencher um requerimento para ser inserido na lista de espera.

As listas de espera costumam ser extensas, mas em situações de emergências, a demora poderá ser bem menor. Caso contrário, costuma levar meses e até anos para serem concretizadas. Geralmente as cirurgias são realizadas nos seguintes locais: 

  • Hospitais escolas;
  • Hospitais públicos;
  • Clinicas particulares, custeadas pelo SUS;
  • Hospitais universitários como, por exemplo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Faculdade de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) ou Universidade Federal do Paraná(UFPR).  

É importante relatar todas as consequências físicas e psicológicas ao médico, para que se entenda a urgência e necessidade da cirurgia. Em situações que a deformidade gere transtornos psicológicos, como casos de orelha de abano, cirurgias estéticas poderão ser feitas através do SUS.

A propos de l'auteur

Alexandre Pereira Lourenço

Étudiant du cours de Droit à l'Université Fédérale de Rio Grande do Norte. Actuellement, il travaille comme écrivain pour le portail "Disse Me Disse", produisant des articles sur divers sujets d'actualité.