Aprenda como consultar seu título de eleitor sem sair de casa

Aprenda como consultar seu título de eleitor sem sair de casa com o aplicativo E-Título

PUBLICITÉ

Em muitos momentos como em alguns cadastros, precisamos informar o número do título de eleitor e para facilitar a vida de muitos brasileiros, fui criado o e-Título, que é a versão digital deste documento com validade igual ao impresso.

O documento é consultado através do e-Título que pode ser instalado sem nenhum tipo de dificuldade em Smartphones ou iPhones. O mesmo indica informações como: situação cadastral; zona eleitoral; certidão da quitação eleitoral e a certidão para crimes eleitorais.

Assim que o aplicativo for baixado e instalado no celular, é preciso inserir algumas informações pessoais e rapidamente o mesmo já irá indicar todos os dados que foram mencionados acima. É uma forma de facilitar a consulta rápida a numeração, quanto o próprio armazenamento do documento.

e-título (imagem: Google)

Para usar a tecnologia do e-Título

O eleitor que não fez seu cadastro biométrico ainda, vai precisar apresentar o seu documento com uma foto sempre que for usar o e-Título. Atualmente já são mais de 10 milhões de instalações de acordo com a Google Play Store e a nota de avaliação geral do app está em 3,0.

PUBLICITÉ

Afinal, o que é o e-Título?

Ô e-Título é o aplicativo oficial da Justiça Eleitoral que torna possível que o eleitor acesse facilmente as suas informações eleitorais através de um dispositivo móvel. Dá para verificar suas certidões eleitorais e seu local de votação. O aplicativo foi lançado em 2017 pela TSE e é uma iniciativa do Tribunal Regional Eleitoral Acre.

Como baixar o e-Título?

Ô e-Título está disponível nas lojas virtuais Google Play Store e App Store. Até o presente momento o App não é compatível com Windows 10 Mobile. Ao acessar a loja virtual do seu dispositivo móvel, basta pesquisar por “e-Título” e depois em “instalar”. O eleitor vai precisar preencher campos como: 

  • Nome do eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Número de inscrição;
  • Nome da mãe;
  • Nome do pai.

Lembrando que qualquer informação que for digitada de forma diferente ao que consta no Cadastro Eleitoral, fará com que o sistema não valide e libere o e-Título. Assim que o documento digital for validado, o mesmo ficará gravado no dispositivo móvel e disponível para a consulta sempre que o eleitor precisar.

PUBLICITÉ

Quais informações serão disponibilizadas com o e-Título?

O aplicativo vai disponibilizar na versão digital todas as informações que já constam no documento impresso, como, por exemplo:

  • Nome completo do eleitor;
  • Data de nascimento;
  • Número de inscrição;
  • Zona e seção eleitoral;
  • Município de votação;
  • Nome dos pais do eleitor;
  • Data de emissão da versão digital;
  • Código QR com o código de validação;
  • Para os eleitores que já tiverem feito o cadastro biométrico, a fotografia também será mostrada.

De maneira geral, o aplicativo vai mostrar de forma detalhada todas as informações do local de votação e informações pessoais.

Quais os principais benefícios do e-Título?

Como mencionado anteriormente, ter esse documento disponível no celular facilita totalmente a vida do eleitor no momento de um cadastro que solicita essa numeração, por exemplo. Mas, além disso, no dia da eleição o mesmo informa o local de votação e até mesmo o endereço.

Só para ter uma ideia do quanto isso é importante, a consulta do endereço do local de votação é uma das principais demandas do Disque-Eleitor nos dias oficiais de votação.

Para os eleitores que fizeram o recadastramento biométrico, não é preciso levar o documento impresso e nem mesmo um documento com foto, pois apenas o e-Título já é suficiente para verificação do titular e votação.

Fora todos esses pontos que incluem o dia da votação, o aplicativo também facilita a vida do eleitor com as certidões que são solicitadas em posse em cargo público, obtenção de CPF, matrícula em instituição de ensino e afins.

O título pode mesmo ser utilizado como único documento para votar?

Os eleitores que já fizeram o recadastramento biométrico poderão ir no dia da votação munidos apenas com o celular, já os demais precisam levar também um documento oficial com foto.

Isso é necessário porque somente quem fez o recadastramento possuí a foto no e-Título. Quem ainda não fez, não terá a sua foto exibida e por esse motivo, vai precisar do documento.

As informações do e-Título são atualizadas automaticamente?

Se o eleitor fizer algum tipo de atualização no seu cadastro, os dados serão atualizados de forma automática. Pode ser que leve alguns dias até que o TSE processe as informações, mas o eleitor não precisa se preocupar com esse processo.

Considérations finales

Ô e-Título é mais um documento que ganha versão digital para facilitar a vida dos brasileiros. O seu uso ainda não é obrigatório, mas é fortemente recomendado visto a facilidade que o mesmo proporciona.

É totalmente gratuito e funciona ainda que o eleitor não tenha conexão com a internet (após a validação). 

A propos de l'auteur

Alexandre Pereira Lourenço

Étudiant du cours de Droit à l'Université Fédérale de Rio Grande do Norte. Actuellement, il travaille comme écrivain pour le portail "Disse Me Disse", produisant des articles sur divers sujets d'actualité.