Cartão SUS: Segunda via disponível online

Cartão SUS: Segunda via disponível online

Anúncios

Precisa da segunda via do cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) para utilizar serviços de saúde, mas não sabe como fazer? Não se preocupe! É simples e bem rápido.

Em caso de perda, sem a segunda via do cartão SUS o seu atendimento no posto de saúde, unidade básica de saúde, hospital público, unidade de pronto-atendimento ou qualquer outro serviço da rede pública de saúde será menos ágil. 

Para conseguir a segunda via do cartão SUS de forma online, basta você acessar o site do SUS online, preencher os dados solicitados e definir uma nova senha. Após ter o número em mãos, preenche-se  um arquivo em formato Word e pronto!  

cartão SUS
cartão SUS (imagem: Google)

O que é o Cartão Nacional de Saúde?

Popularmente conhecido como cartão do SUS, o CNS – Cartão Nacional de Saúde – é muito importante na vida do cidadão brasileiro. Para utilizar dos serviços de saúde pública, como consultas,  é necessário possuir um cadastro no SUS, que contenha os dados pessoais do cidadão. 

Anúncios

O cartão do SUS é fundamental para pessoas que precisam ir a um posto de saúde, a hospitais públicos ou que utilizam algum serviço de saúde pública. Através dele é possível identificar os dados dos pacientes, como nome completo, idade, endereço, filiação, etc.

Atualmente, para cada atendimento, o paciente deve mostrar o seu número do SUS, presente no cartão, facilitando assim a identificação por parte do hospital ou serviço de saúde, até mesmo para controle. Em alguns casos, o CPF também é aceito, mas é preferível o cartão do SUS.

É fácil solicitar o cartão do SUS?

Muitas pessoas têm dúvidas de como solicitar o cartão do SUS. Existem duas maneiras para conseguir. Presencialmente, em um posto de saúde, ou de forma online, através de algum aparelho que tenha acesso à internet, como o smartphone, tablets ou computadores.

Anúncios

Para quem prefere o jeito tradicional, basta ir a um posto de saúde ou uma UBS – Unidade Básica de Saúde – e solicitar o seu cartão do SUS. Caso o usuário ainda não tenha sido cadastrado, é necessário fazer o cadastro para poder gerar o número de identificação pessoal do SUS. 

Há também, uma forma muito mais cômoda, e, nesse tempo de pandemia, mais segura. Basta a pessoa acessar o Portal do Cidadão, informar os dados solicitados e se cadastrar, é rápido e sem muita complicação. O site possui o passo-a-passo para realização do cadastro.

Como descobrir o número do cartão do SUS?

Perdeu o seu número do cartão do SUS? Vamos lá! Primeiramente é necessário acessar o Portal do Cidadão. Após isso, será solicitado o número do CPF e a senha pré-cadastrada pelo usuário. Caso o usuário não lembre a senha, será preciso acessar a opção “Esqueci minha senha”.

Para alterar a senha, o cidadão poderá optar por várias formas de redefinição de senha, dentre as opções na hora da solicitação estão:

  • Validação Facial no App Meu gov.br;
  • Banco do Brasil, através de autoatendimento;
  • E-mail, previamente cadastrado pelo usuário;
  • Celular, previamente cadastrado na conta;
  • Internet Banking.

Após escolher a forma de redefinição de senha e preencher com os dados informados, será necessário informar a nova senha desejada. Passando essa etapa, é possível acessar o site  do Conecte SUS e saber qual o número do CNS – Cartão Nacional da Saúde do usuário.

Como imprimir a segunda via do cartão do SUS?

Para imprimir a segunda via do cartão do SUS é necessário possuir o número do cartão. Para isso, caso ainda não tenha, basta seguir os seguintes passos:

  • Acessar o site do Conecte SUS;
  • Buscar a opção “entrar” na parte de baixo da página;
  • Acessar a barra lateral, localizada na esquerda;
  • Procurar a opção “meus dados” na barra lateral.
  • Ao clicar em “meus dados”, será possível observar o número do Cartão Nacional de Saúde.

Para quem já tem acesso ao número do Cartão Nacional de Saúde, deverá acessar esse arquivo e alterar os dados existentes. Para que haja uma maior facilidade, basta colocar o Nome, Data de Nascimento, Sexo e o número do Cartão Nacional de Saúde, facilmente encontrado no site do Conecte SUS.

Após alterar os dados, é só imprimir e utilizar na sua próxima consulta, atendimento ou serviço que necessite da sua identificação, por meio do Cartão do SUS. Para quem deseja preservar o material, é aconselhado plastificar o documento.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.