Bot TSE WhatsApp – Se previna contra as Fake News nas eleições 2022

Bot TSE WhatsApp – Se previna contra as Fake News nas eleições 2022

Anúncios

Uma ferramenta muito interessante que será usada nas eleições de 2022 é o Bot TSE WhatsApp. Já que, muitas vezes, a pessoa tem dúvidas quanto ao processo eleitoral e sobre como proceder no dia das eleições. Sendo assim, esse foi um canal que o TSE criou para ajudar o eleitor com relação a essas dúvidas.

Além disso, o serviço não servirá apenas para tirar as dúvidas dos eleitores. Na medida em que o Bot TSE WhatsApp também tem a função de checagem de notícias. Ou seja, a ferramenta também vai ajudar o eleitor a identificar notícias falsas, principalmente, sobre como funciona o processo eleitoral no Brasil.

E o melhor disso tudo, é que o eleitor poderá usar o serviço de forma muito simples, com o uso do WhatsApp. App que está em mais de 90% dos celulares do país. Assim, vale a pena conferir melhor sobre como o serviço irá funcionar. De forma que a pessoa saiba tudo que fazer no dia das eleições, além de se prevenir contra as Fake News.

Bot TSE WhatsApp
Bot TSE WhatsApp (Imagem: Canaltech)

Fake News nas eleições

O aumento da acessibilidade da internet, principalmente em razão dos smartphones, trouxe grandes benefícios para o mundo moderno. Um desse benefícios, foi a velocidade e facilidade na troca de informações. Contudo, com essa nova forma de enviar e receber informações rapidamente, surgiram as Fake News. O que vem se tornando um grande problema, inclusive, nos processos eleitorais de vários países.

Anúncios

As Fake News são notícias falsas com o objetivo de causar desinformação, difamar alguém, ou até servir como “clickbait”. Normalmente se utilizando de manchetes chamativas, as Fake News conseguem se espalhar rapidamente. Pelo fato de que a própria “vítima” ajuda a espalhar a notícia antes de verificar sua veracidade.

Sendo assim, um fenômeno que se percebeu nas últimas eleições foi o uso das Fake News para difamar candidatos e desinformar as pessoas quanto ao processo eleitoral. Assim, é muito importante ficar atento com relação às informações durante esse período eleitoral. O que torna o Bot TSE WhatsApp uma ferramenta muito útil para enfrentar esse problema. 

Dicas para identificar Fake News

  • Verificar se a fonte é confiável
  • Procurar a mesma notícia em outros lugares
  • Leia a notícia até o final
  • Desconfie de manchetes muito chamativas
  • Veja se a notícia traz pontos de vista diferentes
  • Não compartilhe uma notícia antes de verificar sua veracidade

A internet pode ser um ótimo lugar para se informar sobre, praticamente, qualquer assunto que a pessoa quiser. Contudo, é preciso ter cuidado para não acabar se deparando com uma Fake News. Já que, dessa forma, a pessoa acaba se desinformando, ao invés de se informar de fato. Sendo assim, vale a pena seguir algumas dicas para identificar uma Fake News.

Anúncios

Como, por exemplo, procurar se a mesma notícia também está sendo veiculadas em outros meios de comunicação. Além disso, é preciso analisar se matéria traz pontos de vista diferentes. Porém, o único meio de acabar com as Fake News de uma vez por todas, é não compartilhar notícias antes de comprovar sua veracidade.

Bot TSE WhatsApp – O que é

Apesar de ser algo que acontece a cada 2 anos, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre como funciona a eleição e sobre como proceder no dia. Sendo assim, desde 2020, o TSE lançou o Bot TSE WhatsApp com o intuito de esclarecer as dúvidas dos eleitores de forma prática e rápida.

Nesse sentido, a pessoa pode usar o serviço para tirar todas as dúvidas com relação ao processo eleitoral. Sendo possível, por exemplo, se informar sobre como fazer para regularizar o título eleitoral, ou mesmo, como verificar o local de votação. Da mesma forma é possível se informar com relação às datas das eleições de 1º e 2º turno.

Por outro lado, uma grande preocupação que vem ocupando o TSE quanto às eleições 2022 é o uso das Fake News. Principalmente, no que diz respeito ao processo eleitoral brasileiro. Como, por exemplo, afirmações que as urnas eletrônicas não serem confiáveis. Sendo assim, o Bot TSE WhatsApp também irá funcionar como uma forma de prevenir o eleitor contra as Fake News, por meio da função “Fato ou Boato”.

Bot TSE WhatsApp – Como usar o serviço

O Bot TSE WhatsApp será uma ferramenta muito importante nas próximas eleições. E o melhor disso tudo, é que qualquer pessoa pode usar o serviço de forma muito simples. Para isso, basta possuir um celular com o app WhatsApp, que está disponível tanto para o Android, como também, para o sistema IOS.

Sendo assim, com o app instalado no celular, basta adicionar o número +55 61 9637-1078 diretamente na plataforma. Da mesma forma, é possível usar o link “wa.me/556196371078”, ou ainda, escanear o QR Code no portal oficial do TSE. Desse modo, ao fazer uma dessas opções, o Bot TSE WhatsApp estará disponível para a pessoa como um contato normal.

Assim, basta iniciar uma conversa para começar a usar o serviço. Sendo importante que a pessoa deve seguir as opções que o serviço oferece durante a conversa. Com isso, é só tirar todas as dúvidas sobre as eleições, título de eleitor e datas. Além disso, é possível usar uma função especial para verificar a veracidade de notícias sobre o processo eleitoral.

Considerações finais

As eleições são um dos momentos mais importante de uma país democrático. Dessa forma, o Bot TSE WhatsApp será uma ferramenta bastante útil. Tanto para esclarecer as dúvidas dos eleitores, como também, para os prevenir com relação às Fake News em tempo de campanha.

Contudo, para poder participar dessa festa da democracia, é preciso estar com o título de eleitor em dia. Assim, vale a pena aprender como tirar esse documento pela internet, sem precisar sair de casa.

Apesar da multa por faltar à votação ser baixa, não deixe de exercer seu direito de escolha.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.

Revisado por

Rodrigo Arruda

administrator