SUS oferece prótese de silicone para alguns casos

SUS oferece prótese de silicone para alguns casos

Anúncios

Será que é possível colocar silicone pelo SUS? Muitas pessoas possuem esse questionamento. Afinal é possível ou não? Sim, é possível! Porém, existem algumas situações específicas para isso. Não são todas as pessoas que estão aptas para realizar esse tipo de procedimento.

A procura por próteses de silicone pelo SUS é muito grande. Porém, é importante saber que a cirurgia nunca será somente por motivos estéticos. Geralmente, o procedimento ocorre em situações muito específicas, que vão além de questões visuais.

As regras para colocar silicone grátis pelo SUS são bastante específicas e devem ser lidas com atenção. Não são todas as pessoas que podem ser contempladas om esse tipo de procedimento cirúrgico. O SUS oferece vários tipos de cirurgias aos cidadãos, inclusive a de colocação do silicone.

colocar silicone pelo SUS (imagem: Google)

Cirurgias plásticas pelo SUS

O Sistema Único de Saúde(SUS), é responsável por fornecer à população acesso à saúde e questões que estão relacionadas ao tema. A constituição de 1988 garante que é direito de todo cidadão o acesso à saúde. Sendo assim, o SUS é o sistema público de saúde que deverá garantir o direito da população. 

Anúncios

O Brasil é um dos países que mais realizam cirurgias plásticas por ano. Porém, devido ao alto custo desses procedimentos, o SUS, acaba não conseguindo atender ao público com eficiência. Existem duas categorias de cirurgias plásticas: estética e reparadora.

No caso do SUS, são oferecidas apenas cirurgias reparadoras, salvas algumas exceções.  Para saber a lista completa dos procedimentos realizados de forma gratuita pelo SUS é necessário acessar o portal da saúde. Atualmente, as cirurgias reparadoras mais realizadas pelo SUS são:

  • Reparação e reconstrução das mamas;
  • Deformação facial;
  • Correção da fenda palatina;
  • Cataratas;
  • Vasectomia;
  • Rinosseptoplastia;
  • Ginecomastia;
  • Laqueadura;
  • Otoplastia;
  • Entre outros procedimentos 

Quem pode colocar a Prótese de Silicone pelo SUS?

Como mencionado anteriormente, as cirurgias plásticas são bastante limitadas e não estão disponíveis para questões de cunho estético. Os critérios são voltados a questões mais reparadoras. Sendo assim, a prótese de silicone também se enquadra nesses requisitos  em duas ocasiões.

Anúncios

A primeira das possibilidades é para mulheres acometidas de câncer de mama. Nesse caso, o SUS fornece o implante de próteses mamárias para a paciente. Essa que pode ser uma doença devastadora, e que muitas vezes, causa grandes estragos e sequelas na vida das pessoas.

Em segundo caso, é possível ter acesso a esse tipo implante mulheres vítimas de violência doméstica. A lei assegura que elas podem ser contempladas com esse procedimento. Tendo em vista que é um situação que pode provocar várias consequências físicas e psicológicas.

Mastectomia

O câncer de mama acomete inúmeras pessoas no Brasil. É um problema que está presente na vida de muitas mulheres. A luta para sobreviver e vencer essa batalha é grande. Porém, infelizmente, as sequelas são grandes e costumam ser devastadoras para a auto-estima e para o corpo.

Para a tristeza de muitas, em vários casos, devido à gravidade,  é preciso realizar a mastectomia, seja ela completa ou parcial. No caso, esse procedimento é a retirada da mama devido ao câncer. Infelizmente, essa doença interrompe ou gera uma reviravolta na vida de muitas pessoas.

A mastectomia é realizada pelo SUS e está disponível de forma gratuita. O processo costuma ser bem doloroso, principalmente, para o psicológico. É possível, após a realização da mastectomia, solicitar o implante de próteses de silicones. Obviamente, é necessário passar por avaliação médica. 

Como conseguir colocar próteses de silicone pelo SUS?

Inicialmente, é necessário se enquadrar nas situações acima citadas. Após isso, a interessada deverá seguir até uma unidade de saúde e solicitar uma consulta com um médico. É necessário explicar a solicitação e após avaliação clinica, será ou não possível realizar o procedimento.

Os implantes de próteses de silicone na mama costumam mudar a vida de milhares de pessoas. Muitas pessoas acabam se abalando ao serem acometidas de câncer de mama, e por consequência, ao realizarem a mastectomia, um processo tão complexo. Mais informações sobre o implante poderão ser encontradas no Portal da Saúde.

Caso o médico solicite o procedimento, deverá ser encaminhada a guia de solicitação para que seja autorizado o procedimento. Para isso, é necessário informar dados pessoais e do SUS. Apesar de parecer fácil, o processo costuma ser bastante demorado, o que se deve saber:

  • Devido à grande quantidade de solicitações, costumam se formar filas;
  • Infelizmente, às vezes o tempo de espera costuma ser alto;
  • A cirurgia será totalmente gratuita;
  • O Objetivo que seja uma cirurgia reparadora, trazendo maior qualidade de vida para a paciente.
Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.

Revisado por

Rodrigo Arruda

administrator