SUS oferece Cirurgia Plástica para a população

SUS oferece Cirurgia Plástica para a população

Anúncios

Realizar uma cirurgia plástica pelo SUS é um desejo de muitas pessoas, principalmente para aquelas que pensam possuir alguma imperfeição. Porém, as cirurgias plásticas podem ser de cunho estético ou de forma reparadora, como exemplo: queimaduras ou traumas e fraturas.

Saber os requisitos de como conseguir cirurgia plástica pelo SUS, economizará bastante o tempo de quem deseja realizar apenas um procedimento estético, e não uma cirurgia reparadora para gerar maior qualidade de vida ou algo do tipo. Afinal, existe uma grande diferença.

Para fazer uma cirurgia plástica pelo SUS, o cidadão precisará ter um pouco de paciência, por que existem filas enormes para essa finalidade. Para quem desejar entrar na fila, é preciso preencher pré-requisitos necessários para ser contemplado com o procedimento cirúrgico.

cirurgia plástica através do SUS
cirurgia plástica através do SUS (imagem: Google)

O que é o SUS?

O Sistema Único de Saúde (SUS), é responsável por oferecer a todos os brasileiros, segundo a constituição de 1988, garantia ao acesso à saúde. Referencia mundial, atualmente o SUS, é considerado um dos maiores e mais complexos sistemas públicos de saúde em todo o continente. 

Anúncios

De acordo com a Constituição de 1988, a saúde é um direito básico, sendo dever do Estado oferecer a todos os seus cidadãos, sem distinção de credo, etnia, orientação sexual ou classificação econômica. A constituição assegura que todos deverão ter pleno acesso à saúde de forma gratuita.

O SUS oferece serviços de baixa e alta complexidade. Desde consultas de rotina, a transplantes e cirurgias reparadoras. Tanto a medicina preventiva, quanto a medicina curativa, com ações de urgência, emergência ou ambulatorial, além de questões epidemiológicas e afins.

Categorias de cirurgias plásticas

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), existe uma divisão em duas categorias, sendo uma buscada apenas com preocupações e fins estéticos e a outra que buscando, além de melhorar esteticamente, promover melhor qualidade de vida para o paciente.

Anúncios

Em casos de cirurgias estéticas, o resultado é voltado para aparência física do indivíduo, ou seja, é estético, não busca resolver problemas maiores para os seus pacientes como traumas ou deformidades congênitas. Os procedimentos estéticos mais conhecidos e requisitados são:

  • Lipoaspiração;
  • Lifting da face;
  • Rinoplastia;
  • Mamoplastia;
  • Abdominoplastia;
  • Etc.

Já no caso das cirurgias reparadoras, elas possuem além da finalidade estética, a função de corrigir ou melhorar traumas, alguma deformidade congênita ou adquirida pelo paciente,  sejam situações de correção da fenda palatina, a enxertos de pele para vítimas de queimaduras graves.

Quais os tipos de cirurgia plástica oferecidos pelo SUS?

O Brasil é um dos países que mais realizam procedimentos dessa natureza por ano, sendo cerca de 1,2 milhões o que equivale a 12% de cirurgias plásticas em todo o mundo, ou seja, é um número bastante elevado para ser sustentado e custeado pelo SUS e a população.

Tendo em vista que o SUS é um sistema público e as cirurgias plásticas possuem um custo elevado, devido a medicamentos e toda a equipe e estrutura necessária, as cirurgias plásticas são limitadas àquelas que são reparadoras, ou seja, que promovem resultados para além da estética.

Para saber a lista completa de cirurgias reparadoras, é necessário verificar o portal da saúde, nele constam informações exclusivas para quem necessita ou deseja realizar o procedimento. Atualmente, as principais cirurgias reparadoras oferecidas pelo Sistema Único de Saúde são:

  • Reconstrução das mamas, em caso de câncer;
  • Deformação facial;
  • Correção do lábio leporino;
  • Ginecomastia;
  • Cirurgia de catarata;
  • Mudança de sexo;
  • Laqueadura;
  • Vasectomia;
  • Otoplastia, correção de orelha de abano;
  • Reparo a lesões para vítimas de violência doméstica;
  • Rinosseptoplastia;

Como conseguir cirurgia plástica pelo SUS

Para se candidatar a realizar um procedimento cirúrgico reparador gratuito, é necessário possuir cadastro no SUS e solicitar uma consulta. Caso a avaliação médica seja favorável à cirurgia, o interessado precisará preencher um requerimento para ser inserido na lista de espera.

As listas de espera costumam ser extensas, mas em situações de emergências, a demora poderá ser bem menor. Caso contrário, costuma levar meses e até anos para serem concretizadas. Geralmente as cirurgias são realizadas nos seguintes locais: 

  • Hospitais escolas;
  • Hospitais públicos;
  • Clinicas particulares, custeadas pelo SUS;
  • Hospitais universitários como, por exemplo: Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Faculdade de Medicina da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) ou Universidade Federal do Paraná(UFPR).  

É importante relatar todas as consequências físicas e psicológicas ao médico, para que se entenda a urgência e necessidade da cirurgia. Em situações que a deformidade gere transtornos psicológicos, como casos de orelha de abano, cirurgias estéticas poderão ser feitas através do SUS.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.