Auxílio Emergencial: Calendário de pagamento para novos aprovados

Auxílio Emergencial: Calendário de pagamento para novos aprovados

Anúncios

O auxílio emergencial é um benefício do Governo Federal, criado em meio a situação instaurada pelo Novo Corona Vírus, com o objetivo de minimizar as perdas socioeconômicas do nosso país através de políticas já consensuais internacionalmente.

O benefício já atingiu milhões de brasileiros, garantindo parcialmente a cobertura da demanda das despesas do mês. Com tantos pedidos, nem todo cidadão teve acesso à primeira parcela desse auxílio. 

Visando o cumprimento da lei, a Caixa lançou um calendário do auxílio emergencial, no dia 03 do corrente mês, para atender os novos 1,150 milhões de aprovados, bem como aos que estão com as parcelas atrasadas. 

calendário auxílio emergencial
calendário auxílio emergencial (imagem: Google)

Mudanças importantes no calendário 

O novo calendário foi elaborado com objetivo de incluir dois grupos de beneficiários: o primeiro trata-se dos que  contestaram o auxílio dado como negado por meio da plataforma da Dataprev e tiveram seus pedidos elegíveis para recebimento do valor estipulado pelo governo dentro das suas características.

Anúncios

Já o segundo, com 345 mil indivíduos, referi-se as pessoas que receberam o primeiro montante do auxílio no mês de abril, mas em julho, por causa das atualizações dos  dados do governo, tiveram seus benefícios reavaliados.  

O primeiro grupo citado acima já começou a receber a primeira parcela de R$ 600,00 com base nas novas datas publicadas. Os trabalhadores que nasceram nos meses de janeiro a maio, já tiveram os valores creditados em sua Poupança Social, que pode ser acessada através do app Caixa Tem.

O segundo grupo receberá os créditos das terceira e quarta parcelas, também de acordo com o novo calendário, na Poupança Digital, aberta automaticamente nos respectivos nomes dos aprovados. É importante saber que as parcelas que faltam serem creditadas serão feitas segundo as datas informadas no novo calendário. 

Anúncios

Novo calendário de pagamento

Esse novo calendário implantado pelo Governo segue a mesma linha de raciocínio dos outros apresentados anteriormente, ou seja, em um  primeiro momento o cidadão recebe seu crédito em sua conta poupança digital da caixa, aberta automaticamente para todos os beneficiários, sejam eles correntistas ou não do banco citado anteriormente; em seguida, em uma data posterior, o trabalhador terá o direito de transferir o valor para conta de terceiros ou sacar em espécie.  

Entretanto, depois que o crédito já estiver disponibilizado na conta digital do contemplado, ele já poderá fazer pagamentos de luz, água e boletos por meio do app do Caixa Tem, utilizando a câmera do celular como leitor de códigos de barras, e usando-a também para fazer leituras de QR Code de maquinetas e realizações de operações com o cartão de débito virtual. 

Todo esse cronograma foi criado, em contrapartida as aglomerações que foram registradas nas agências bancárias no início do pagamento do auxílio emergencial. Ou seja, essa iniciativa foi pensada com o objetivo de evitar possíveis situações que causassem a proliferação da COVID-19, como chegou a acontecer.

Apesar de não ser muito confortante para alguns ter que esperar tanto para operar com o valores reais de alguma maneira específica, essa foi a única solução possível diante do contexto atual que estamos enfrentamos.  

Datas de pagamento das 4ª e 5ª parcelas do auxílio emergencial

A 4.ª parcela começou a ser paga no dia 20 de julho para os beneficiários do programa Bolsa Família e os pagamentos seguiram até o dia 31 do mesmo mês. Já para os demais inscritos no CadÚnico e cadastrados pelo app ou site da Caixa, o crédito iniciou no dia 22/07, para os que tiveram sua natalidade em janeiro, e seguirá até 26 de agosto, terminando com os nascidos em dezembro.

Já a 5ª parcela tem previsão de início de pagamento no dia 28 de agosto para os beneficiários do Bolsa Família, e assim o pagamento seguirá para os nascidos de cada mês por dia até 30 de setembro.

Há uma condição diferente para os beneficiários que começaram a receber seus auxílios a partir do mês de maio, assim como também para quem começou a receber somente em junho, e até mesmo julho, quando se encerraram as inscrições. Visando adiantar e deixar todos pagos, o Governo encaixou o pagamento de todos dentro de um período disponibilizado no site da Caixa Econômica Federal. 

.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.