Whatsapp Pay: A função de pagamentos no app

Whatsapp Pay: A função de pagamentos no app

Anúncios

WhatsApp Pay é um recurso complementar adicionado ao aplicativo mensageiro mais famoso do mundo, o WhatsApp. Com a crescente utilização do app no mundo, vários recursos de sucesso de outras plataformas estão sendo adicionados a essa aplicação.

Realizar pagamentos pelo WhatsApp é a mais nova opção para os usuários que agora dispõe de mais um meio para pagamentos, além dos convencionais apps de banco e cartões físicos já tão presentes em nossas realidades.

O WhatsApp agora pertencente ao grupo Facebook Inc., liderado pelo estadunidense Mark Zuckerberg. Bem como outros app’s geridos por essa empresa, como Instagram e o próprio Facebook, vem ganhando muita força e impulsionamento na última década.

Whatsapp Pay (Imagem: Reprodução Google)

A história do WhatsApp

Criado no ano de 2009, o WhatsApp foi revolucionário ao tentar e conseguir ser uma alternativa efetiva para as mensagens de SMS tradicionais. Isso só foi possível depois que houve o implemento de tecnologia WI-FI nos celulares, que na época vinha ganhando muita notoriedade.

Anúncios

Inicialmente os proprietários eram Brian Acton e Jan Koum, empreendedores digitais, além de programadores de computadores. Mas em 06/10/2014, 5 anos após sua criação, o mensageiro foi vendido para a empresa Facebook Inc. pela impressionante quantia de 22 bilhões de dólares.

O grande pivô do sucesso da aplicação foi, sem dúvidas, a não mais necessidade de se ter um plano de SMS para poder trocar mensagens e também não haver mais limitações para conversar com pessoas do nosso interesse.

Hoje, bem mais bonito e com recursos sendo instalados de tempos e tempos, ele já conta com mais de 2 bilhões de usuários espalhados por todo o mundo. Mesmo com outras opções semelhantes como o Telegram, por exemplo, WhatsApp nunca perdeu seu posto de ser o mensageiro instantâneo mais baixado, além de estar no top 5 dos app’s mais baixados em todo o mundo.

Anúncios

Recursos aproveitados de outras grandes plataformas sociais digitais

Sabe-se que todo e qualquer conhecimento é resultado de acumulações postuladas ao longo da história da humanidade. Quando se trata de tecnologia, a lógica ainda é a mesma. Como prova disso, faça a seguinte reflexão: quais dos recursos de utilização do WhatsApp já foi visto em outras grandes redes sociais que surgiram anteriormente a ele? Pois é, foram muitas.

O Orkut e o MSN foram praticamente os precursores do que hoje temos como ideia de redes sociais. Postar fotos, trocar mensagens instantâneas se ambos os usuários estiverem online, e utilizar emoji’s para expressar emoções no texto foram recursos que surgiram inicialmente nesses dois meios de comunicação.

Mas só era possível conversar com o outro no MSN, bem como publicar fotos apenas no Orkut, o que deu brecha para o Facebook, que emergira há pouco tempo, unificar as utilidades dos dois em um só site e começar a ganhar espaço e migrantes oriundos das outras duas plataformas.

Posteriormente o WhatsApp recebeu uma atualização permitindo que “status” fossem compartilhados com seus contatos salvos. Inicialmente esse tipo de recurso foi implementado com o nome de “stories” no Instagram, que começou a fazer parte do grupo Facebook Inc. após a compra no ano de 2012.

Apesar de integradas e interligadas, as redes sociais do grupo Facebook Inc. possuem administração e recursos próprios que são adicionados a depender da demanda que ela tem, o que permite que cada uma delas tenha suas particularidades e recursos únicos em comparação com as demais.

O WhatsApp Pay

Depois de atualizações e mais atualizações no WhatsApp, eis que surge o recurso para pagamento na data de 15 de junho de 2020. Disponível para os utilizadores de Android e IOS. A ferramenta foi inicialmente testada na Índia e após retorno positivo foi espalhada para todos os usuários terem acesso.

O Intuito principal foi facilitar transferências bancárias entre os desfrutadores do WhatsApp pessoal ou WhatsApp Business, aplicativo de uso comercial. Só é possível fazer uso dele após um cadastro na plataforma Facebook Pay (mediador de pagamentos ofertado pelo grupo Facebook Inc.), além da vinculação de um cartão de alguma empresa parceira da empresa.

Os tipos de transação a serem realizadas vai depender dos interessados, mas é preciso que esteja dentro dos limites estipulados pela empresa. Confira abaixo quais são:

  • Há um limite financeiro para cada transferência de até R$1.000,00
  • Usuários de contas pessoais do WhatsApp só poderão realizar até 20 transações por dia.
  • As transferências não podem passar o limite de R$5.000,00 mensal.
  • Para usuários do WhatsApp Business, não há limite para transferências ou compras, porém uma taxa de 3.99% é cobrada a cada venda realizada por meio deste.
  • Transferências só serão permitidas com cartões só servirão para pagamentos de cobranças oriundas do WhatsApp Business.
  • Para demais opções de uso, não há taxas ou qualquer cobrança de valores extras.

Como a aplicação é recém lançada, o número de bancos e cartões parceiros ainda é baixo. No Brasil, somente cartões com bandeiras Master ou Visa são aceitos, e apenas NuBank, Banco do Brasil e Sicredi são bancos parceiros do Facebook Pay.

Como cadastrar-se para usar o WhatsApp Pay

É preciso que o Facebook Pay seja configurado por meio do aplicativo. Dependendo da sua necessidade, o tipo de configuração pode sofrer ligeiras variações de uma para outra. Para mais informações sobre utilizações do recurso, consulte o site e tenha acesso a informações na íntegra.

Se ainda não tem WhatsApp, é necessário ir até a loja oficial de aplicativos e realizar o download. Após isso, deve fazer o cadastro e colocar o que for solicitado. Ao término, você já será um usuário do aplicativo e estará há um passo de usufruir do mais novo recurso.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.