Aplicativos de mobilidade - Uber e 99 tem os mesmos direitos dos taxistas

Aplicativos de mobilidade – Uber e 99 tem os mesmos direitos dos taxistas

Anúncios

Atualmente, os aplicativos de mobilidade são uma ferramenta que praticamente todo mundo que possui um smartphone usa diariamente. Na medida em que existem diversos app’s, com diferentes serviços, que focam na mobilidade do usuário. Seja por meio de direções para um certo destino, bem como, por meio do próprio serviço de locomoção.

Dessa forma, os aplicativos de mobilidade se dividem em duas principais vertentes. Assim, app’s como Google Maps e Waze, focam na localização do usuário e em rotas para destinos escolhidos por ele. Facilitando, de forma nunca vista, a localização de locais desconhecidos, ou ainda, dirigir em outras cidades que não conhece.

Por outro lado, outra vertente dos aplicativos de mobilidade se concentra no transporte particular de pessoas. Nesse sentido, app’s como Uber e 99 se mostram como ótimas alternativas aos táxis para o transporte particular. Já que, além de cobrarem uma tarifa mais em conta, oferecem o serviço de forma bem mais prática e rápida.

aplicativos de mobilidade
Aplicativos de mobilidade (Imagem: Google)

Aplicativos de mobilidade – Rotas e caminhos

Quando se fala em aplicativos de mobilidade para se saber a melhor rota ou caminho, algumas plataformas merecem destaque. Na medida em que se tornaram uma ferramenta bastante útil, acabando com o velo problema de pedir direções no meio da rua. Onde, na maioria das vezes, um erro na comunicação impossibilita a pessoa de chegar no destino.

Anúncios

Neste sentido, o Google Maps é o app de localização, mas usado atualmente. Usando o GPS do smartphone, a plataforma consegue apontar, de forma bastante precisa, rotas e melhores caminho para um destino que o usuário escolher. Além disso, o app apresenta informações sobre lugares conhecidos durante o trajeto.

Já o Waze, também é outra plataforma que se destaca entre aos aplicativos de mobilidade que ajudam na localização do usuário. Muito parecido com o Google Map, o destaque dessa plataforma fica pela maior interação entre os usuários. Na medida em que funciona como uma rede social, onde é possível colocar avisos e comentários sobre as rotas.

Aplicativos de mobilidade – Serviços de transporte particular

Além das questões relacionadas à localização, os aplicativos de mobilidade também causaram enorme mudança no transporte particular de passageiros. Neste sentido, serviços como o Uber e o 99 fizeram enorme sucesso ao lançarem seus serviços no país. Em primeiro lugar, pela maior facilidade em pegar uma corrida, além disso, pelos preços mais baratos pelas corridas.

Anúncios

Dessa forma, essas plataformas ajudaram a tornar o transporte particular mais acessível a todos. Contudo, o sucesso dessas plataformas incomodou profundamente a classe dos taxistas, que viram suas rendas diminuírem de forma considerável. Assim, várias cidades do Brasil passaram a regulamentar a atividade, como forma de tornar a concorrência mais leal.

Por outro lado, os app’s de transporte particular também se tornaram uma ótima oportunidade de renda extra para trabalhadores, principalmente em tempos de pandemia. Porém, com a regulamentação imposta, além do aumento considerável nos custos, muitas pessoas desistiram da empreitada.

Projeto de Lei prevê mesmo direitos de taxistas para motoristas de aplicativos

Diante do cenário atual, com constantes aumentos no preço dos combustíveis, além da regulamentação imposta, muitos motoristas de aplicativo encerraram suas atividades. Por exemplo, apenas de 2020 a 2021, houve uma diminuição de cerca de 25% no número de motoristas de aplicativo apenas na Grande Natal.

Neste sentido, uma das maiores reclamações dessa classe, é o fato de que as regulamentações vieram, mas os motoristas de aplicativo não tiveram o mesmo direito dos taxistas. Ou seja, as regulamentações impuseram deveres, mas esqueceu de também conceder benefícios. Contudo, tal cenário deve mudar com o Projeto de Lei n.º 4437/ 2019, que tramita no Senado Federal.

Isto, porque o referido Projeto de Lei prevê que os motoristas de aplicativo tenham alguns benefícios iguais aos dos taxistas. Como, por exemplo, isenção do IPI na compra de um automóvel, bem como, isenção do IOF no caso de financiamento. Assim, os motoristas de aplicativo terão um maior suporte, condizente com a condição de classe de trabalho reconhecida pelo Brasil, ainda em 2018.

App’s para transporte particular mais usados no Brasil

  • Uber
  • InDriver
  • 99
  • Cabify
  • BlaBlaCar

Hoje em dia, os aplicativos de mobilidade são uma ferramenta que muitas pessoas usam diariamente. Seja no sentido de conseguir a melhor rota para chegar a algum lugar, como também, para usar de serviços de transporte particular.

Neste sentido, o serviço de transporte particular por meio de app’s ganhou enorme popularidade no Brasil. O que se explica pelo melhor atendimento dispensado pelos motoristas de aplicativo, bem como, pela praticidade em solicitar uma corrida com rapidez. Além disso, estas plataformas apresentam preços bem mais convidativos do que os preços cobrados pelos táxis convencionais.

Considerações finais

Os aplicativos de mobilidade causaram uma verdadeira mudança na locomoção das pessoas nas grandes cidades. Na medida em que, com app’s como o Google Maps e o Waze, chegar a qualquer local, mesmo em uma cidade desconhecida, se tornou bastante prático. Acabando, assim, com o problema de pedir direções a estranhos no meio da rua.

Por outro lado, alguns aplicativos de mobilidade também focaram no próprio transporte das pessoas, o que acabou por baratear o custo do transporte particular. Para continuar sabendo das maiores novidades, continue navegando pela seção “Notícias”.

Usa um app de mobilidade para se localizar, ou mesmo, para se locomover pela cidade, é uma forma bastante prática e segura de sempre conseguir chegar aonde quiser.

Sobre o autor

Allexandre Pereira Lourenço

Aluno do curso de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Atualmente, atua como redator do portal "Disse Me Disse", produzindo pautas sobre vários assuntos de relevância nos dias de hoje.